Unidades de ensino incentivam leitura com ações criativas

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Unidades escolares da Rede Municipal de Ensino promovem ações de incentivo à literatura

Diversas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino estão realizando atividades para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes. O principal objetivo dessas ações é fomentar a leitura e despertar o interesse dos alunos pela literatura.

No Centro Educacional Infantil Vereador Elói Camilo da Costa, por exemplo, foi realizada uma encenação teatral do conto “Chapeuzinho Vermelho”, com 12 profissionais da unidade e a participação dos 115 jovens que frequentam o local. O intuito do CEI foi proporcionar a magia das artes e o universo literário para os pequenos estudantes.

Bazar Agarre e Leve: estimulando a honestidade e a leitura entre os alunos

O CEI Ana da Silva Fontes promoveu o 1º Bazar Agarre e Leve, por meio de um projeto elaborado pela docente Alessandra Rodrigues. O bazar contou com a colaboração dos responsáveis e colaboradores da unidade, que fizeram doações de livros. O objetivo é incentivar a honestidade e estimular a leitura entre os 249 alunos participantes.

Leia também:  Mães leitoras e escritoras inspiram a maternidade literária

Por sua vez, a Escola Fundamental Judith Duarte de Oliveira promoveu a 5ª Dança Circular do Livro, com troca de livros entre os alunos, além de narrações de contos que envolveram as crianças do CEI Nilton de Andrade, que fica próximo à escola. A ideia dessa prática é aproveitar um livro que já teve sua história conhecida pelos alunos e trocá-lo por outro. Dessa forma, novas histórias viajam entre as crianças e suas famílias, estimulando-as na aprendizagem da importância do compartilhar e do reaproveitar.

Desde a 1ª Dança Circular, em 2017, o número de livros arrecadados tem crescido. Em 2018, foram arrecadadas 1.177 obras e, em 2019, outras 1.194. Na quarta edição, em 2022, foram arrecadados 1.445 livros para troca. Neste ano letivo em curso, a prática já arrecadou 1.500 livros.

Leia também:  Oceanos 2023: mais de 2,6 mil obras de 12 países concorrem ao prêmio

Ações como essas estimulam a imaginação e despertam o interesse pela literatura nos alunos, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. A leitura é uma ferramenta fundamental para o aprendizado e enriquecimento cultural dos estudantes. Além disso, essa prática também ajuda na formação do pensamento crítico e da criatividade dos indivíduos.

Com essas iniciativas das escolas da Rede Municipal de Ensino fica evidente que investir na educação por meio do estímulo à leitura é uma importante estratégia para a formação de bons cidadãos no futuro.

Escola Atividade Número de participantes
CEI Vereador Elói Camilo da Costa Encenação teatral do conto Chapeuzinho Vermelho 115
CEI Ana da Silva Fontes 1º Bazar Agarre e Leve 249
Escola Fundamental Judith Duarte de Oliveira 5ª Dança Circular do Livro Não informado
Leia também:  Ajeum Literário leva literatura afro-brasileira a escolas públicas de Salvador

As escolas da Rede Municipal de Ensino promoveram diversas atividades para incentivar a leitura entre os estudantes. Destacamos três delas: encenação teatral, bazar de livros e dança circular do livro. As atividades foram realizadas por três unidades escolares diferentes e contaram com a participação de 115, 249 e um número não informado de alunos, respectivamente. As ações visam estimular o hábito da leitura desde cedo e contribuem para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *