Yannikson lança livro infantil com protagonismo negro

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O escritor Yannikson lançou seu primeiro livro, A Terra das Coroas, que faz parte da coleção Narrativas Sensíveis e Outras Histórias (EdiPUCRS). O objetivo da obra é promover exemplos positivos, autênticos e repletos de afeto para as crianças negras. A história foi criada como resultado do trabalho de conclusão do curso de Escrita Criativa na PUCRS, no qual o autor abordou os estereótipos relacionados aos personagens negros na literatura infantil brasileira.

A obra conta a história de Tena, uma garota que se aventura pela Terra das Coroas em busca da irmã, acompanhada dos amigos Cinépio, Mabel e Yuni. A trama é cheia de elementos fantásticos e os personagens estão passando pela transição da infância para a adolescência, começando a descobrir as adversidades da vida. Cada um tem um papel importante por causa da amizade que se desenvolve.

Leia também:  Moleque Piranha : autor fala sobre literatura negra infantojuvenil

O autor refletiu sobre suas referências literárias durante a infância e percebeu grandes falhas na representatividade dos personagens negros. Por isso, quis criar personagens infantis múltiplos, em contraste com estereótipos observados em sua pesquisa, como o amigo negro do protagonista branco ou o personagem negro marginalizado. O escritor ressalta a importância de reinventar a imaginação para que não haja preconceitos enraizados nas histórias infantis.

As ilustrações foram feitas por Bárbara Luiza Farias, uma mulher negra escolhida pelo escritor para complementar a obra com vários conhecimentos identitários. Yannikson destaca a importância de não subestimar o público ao escrever livros para jovens.

A coleção Narrativas Sensíveis e Outras Histórias publicará ficção e textos teóricos sobre literatura infantil e juvenil. O foco é em reflexões geradoras de narrativas sensíveis e questionadoras sobre as relações familiares, representatividade, afetos, envelhecimento, doença, vida e morte. A curadora da série, Janaína de Azevedo Baladão, é professora dos cursos de Escrita Criativa e Letras na PUCRS e orientadora do trabalho final de Yannikson.

Leia também:  Autores baianos em destaque: mesa-redonda literária.

O escritor está aproveitando as primeiras semanas após o lançamento da obra com eventos realizados na PUCRS e na Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Maria Gauss em Charqueadas. Ele não descarta a possibilidade de adaptar A Terra das Coroas para o teatro ou produção audiovisual. A ênfase nos diálogos poderia ser uma grande vantagem em uma possível adaptação para o palco ou tela.

Yannikson celebra o protagonismo negro na literatura infantojuvenil com seu primeiro livro A Terra das Coroas. Com personagens múltiplos e ilustrações de uma mulher negra, o autor quer promover exemplos positivos para as crianças negras e evitar estereótipos observados em sua pesquisa. A obra foi desenvolvida como resultado do trabalho de conclusão do curso de Escrita Criativa na PUCRS, sob orientação da curadora da série Narrativas Sensíveis e Outras Histórias, Janaína de Azevedo Baladão. O escritor não descarta a possibilidade de adaptar a história para o teatro ou produção audiovisual.

Leia também:  Monteiro Lobato e a Literatura Nacionalista
Autor e obra Ilustrações Objetivo
Yannikson, A Terra das Coroas Bárbara Luiza Farias Promover exemplos positivos e autênticos para crianças negras

O autor Yannikson lançou seu primeiro livro, A Terra das Coroas, que faz parte da coleção Narrativas Sensíveis e Outras Histórias (EdiPUCRS). A obra aborda os estereótipos relacionados aos personagens negros na literatura infantil brasileira e conta a história de Tena, uma garota que se aventura pela Terra das Coroas em busca da irmã, acompanhada dos amigos Cinépio, Mabel e Yuni. O livro tem como objetivo promover exemplos positivos e autênticos para crianças negras. As ilustrações foram assinadas por Bárbara Luiza Farias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *