Agatha Christie tem livros alterados para eliminar conteúdo racista

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A editora HarperCollins, sediada em São Paulo, está realizando edições das obras da escritora inglesa Agatha Christie com o intuito de eliminar partes que possam ser consideradas preconceituosas ou ofensivas. As mudanças estão sendo implementadas nos livros protagonizados pelos personagens Hercule Poirot e Miss Marple desde 2020.

Agatha Christie é uma autora de grande importância na literatura de mistério e detetive, em que se busca desvendar crimes e encontrar o culpado. Os personagens de Poirot e Marple são essenciais para a obra da autora britânica. Alguns dos enredos se passam fora da Inglaterra e foram escritos originalmente entre os anos 1920 e 1970.

Modificações em obras de Agatha Christie

Em Morte no Nilo, romance estrelado por Poirot, um trecho foi modificado pela editora. Na edição original, a Sra. Allerton se queixa de um grupo de crianças que a provocam: “Eles voltam e me encaram e encaram, e os olhos deles são simplesmente nojentos, bem como os narizes deles, e não acredito que eles sejam crianças de verdade”. Na nova versão do trecho, a personagem apenas diz: “Elas voltam e me encaram e encaram. E não acredito que elas sejam crianças de verdade”.

Leia também:  Agatha Christie: clássicos reescritos para novas sensibilidades

Outra modificação ocorreu em Um Mistério no Caribe. Na versão original, Miss Marple descreve os dentes brancos de uma funcionária do hotel como adoráveis. Esse trecho também foi removido.

As mudanças englobam personagens descritos como judeus ou ciganos e foram realizadas por leitores críticos que analisaram os textos de ficção para identificar seções que possam ser ofensivas na representação de grupos sociais marginalizados. A intenção da HarperCollins é tornar os livros de Christie relevantes para o público moderno, especialmente para os jovens.

Histórico de alterações em obras de Agatha Christie

Essa não é a primeira vez que as obras da escritora britânica sofrem alterações. Em 1977, O Caso dos Dez Negrinhos (Ten Little Niggers, no título original) passou a ser chamado de E Não Sobrou Nenhum (And The There Were None). A obra é um dos principais títulos do catálogo de Christie.

Leia também:  EducaShow aproxima leitores e escritores regionais

Com as mudanças feitas pela editora, espera-se que as obras de Agatha Christie sejam mais acessíveis e livres de conteúdos potencialmente ofensivos em relação a grupos sociais marginalizados.

Notícia A HarperCollins está modificando obras de Agatha Christie para retirar trechos considerados racistas ou ofensivos.
Personagens Hercule Poirot e Miss Marple são os protagonistas cujas histórias estão sendo alteradas.
Livros afetados Morte no Nilo e Um Mistério no Caribe são exemplos de obras que sofreram mudanças.
Motivação As alterações visam tornar as obras relevantes para o público moderno e evitar conteúdos potencialmente ofensivos em relação a grupos sociais marginalizados.
Antecedentes Essa não é a primeira vez que a obra de Christie passa por mudanças, como a alteração do título de O Caso dos Dez Negrinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *