Chico Buarque recebe Prêmio Camões em cerimônia emocionante

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Palácio Queluz em Lisboa foi o cenário da cerimônia de entrega do Prêmio Camões, o principal prêmio literário da língua portuguesa, no último dia 24. O músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque foi honrado com a honraria entregue pelo dirigente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo líder de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Instituído em 1988 pelo Brasil e Portugal, o Prêmio Camões foi criado para reconhecer autores cuja obra contribua para a projeção e enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. O prêmio é financiado pela Biblioteca Nacional do Brasil e pela Secretaria de Cultura de Portugal, e conta com um grupo seleto de jurados brasileiros, portugueses e africanos.

Com a homenagem, Chico Buarque se tornou o 13º brasileiro agraciado com a premiação. Antes dele, grandes nomes da literatura como Raduan Nassar (2016), Ferreira Goulart (2010), Lygia Fagundes Telles (2005) e Jorge Amado (1994) já haviam recebido o prêmio.

Leia também:  Sábado no Mercado leva cultura e literatura a Petrópolis.

Em seu discurso, Chico Buarque mencionou sua canção “Tanto Mar” ao dizer que faz o gosto de ser reconhecido no Brasil como compositor popular e em Portugal como “gajo” [moço] que um dia pediu que lhe mandassem um cravo e o cheirinho de alecrim.

Lula destacou que a obra de Chico Buarque sintetiza as paixões e os desejos das pessoas, transformando a vida cotidiana em poesia. “Chico conseguiu sintetizar as paixões e os desejos de tantas Joanas e Joões, de tantas Teresas e Josés Costas, de tantas Genis e Pedros pedreiros, de tantos guris e mambembes de nossa gente”, disse ele.

Além de uma carreira musical de sucesso, Chico Buarque é um artista multifacetado que publicou romances, contos e peças teatrais. Suas canções abordam temas importantes como a ditadura militar no Brasil, o amor e o cotidiano das pessoas. Com o reconhecimento pelo Prêmio Camões, Chico Buarque coroa uma trajetória brilhante na literatura em língua portuguesa.

Leia também:  Literatura Negra: Ocupando Espaços e Movendo as Estruturas

Os jurados responsáveis pela escolha do vencedor do Prêmio Camões são selecionados pelos governos de Brasil e Portugal. Eles são compostos por escritores renomados dos dois países lusófonos, bem como de ex-colônias africanas. O Prêmio Camões é considerado uma das mais importantes premiações da literatura em língua portuguesa e reconhece autores cuja obra contribui para a valorização da língua portuguesa no mundo todo.

Prêmio Camões 24 de junho de 2019
Vencedor Chico Buarque
Países envolvidos Brasil e Portugal
Jurados Escritores renomados do Brasil, Portugal e ex-colônias africanas
Objetivo Reconhecer autores que contribuem para a valorização da língua portuguesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *