Dia Nacional do Livro Infantil celebra a transformação e o conhecimento na literatura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 18 de abril é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil no Brasil, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que foi pioneiro da literatura infantil brasileira e criador de obras como “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. Em comemoração a essa data, a escritora Juane Vaillant está desenvolvendo uma oficina para crianças intitulada “Personagens Fantásticos”.

A oficina é composta por dois ciclos de minicursos com três aulas cada, totalizando seis horas. As atividades são voltadas para crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas e residem em bairros periféricos. Ainda não foi definida uma data para o início do curso, mas a autora já adiantou que o primeiro tema abordado será o que é um personagem e sua importância para a história. Em seguida, os alunos irão escrever um microconto que fará parte de um fanzine produzido na oficina.

Leia também:  Alunos produzem livro de cordel com imagens em escolas públicas

O projeto tem como base a desconstrução dos estereótipos presentes na literatura fantástica, especialmente relacionados ao papel dos personagens sábios e inteligentes associados à figura masculina branca e idosa. A ideia da autora é utilizar o folclore brasileiro e capixaba para representar estereótipos clássicos, como bruxas e magos, sob uma perspectiva descolonial.

Juane Vaillant é autora de obras como “O mundo de Cá”, livro com contos fantásticos destinados a todas as idades. Além disso, ela participou da organização de duas coletâneas de livros com as alunas do projeto “Elisas – escrita literária para meninas” e também lançou o livro “Uma Palavrinha”, que traz dicas de escrita. Para a autora, a leitura é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois além de ser uma fonte de entretenimento, ajuda na concentração e paciência, e apresenta novas perspectivas para o mundo.

Leia também:  20 Clássicos da Literatura Brasileira: Conheça as Obras Fundamentais!

O objetivo da autora é democratizar o acesso aos bens culturais e desmistificar a ideia de que existe um “dom” para ser escritor ou qualquer outro tipo de artista. Ela destaca que todos têm subjetividade, histórias e processos únicos capazes de transformar a realidade.

Em suma, a oficina “Personagens Fantásticos” tem como objetivo trabalhar a literatura fantástica sob uma perspectiva descolonial e valorizar os personagens femininos e protagonistas provenientes do folclore brasileiro e capixaba. Além disso, a autora defende que a leitura é importante para o desenvolvimento das crianças e busca democratizar o acesso aos bens culturais. As atividades são destinadas a crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas e residem em bairros periféricos.

Notícia Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no Brasil
Data 18 de abril
Escritor homenageado Monteiro Lobato
Projeto Oficina “Personagens Fantásticos” para crianças e adolescentes de escolas públicas em bairros periféricos
Objetivo Trabalhar a literatura fantástica sob uma perspectiva descolonial e valorizar os personagens femininos e protagonistas provenientes do folclore brasileiro e capixaba
Organizadora Juane Vaillant, autora de livros infantis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *