Escritores do Amazonas relembram livros que marcaram infância

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Escritores e escritoras do Amazonas destacam a relevância dos livros infantis para o crescimento das crianças. Para autores como Milton Hatoum, Márcio Souza, Bete Desana e Paloma Silva, a leitura desde a infância é fundamental para estimular a imaginação e a liberdade de fantasiar.

Milton Hatoum, autor do conto infantil ‘Nas asas do Condor’ e outras obras, ressalta que os adultos devem ler ou narrar histórias às crianças para incentivar sua imaginação e liberdade de fantasiar. Para ele, clássicos da literatura brasileira como ‘O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá’ de Jorge Amado, ‘A vida íntima de Laura’ e ‘O coelho Pensante’ de Clarice Lispector são essenciais.

Márcio Souza, autor de obras como ‘Lealdade’ e ‘A paixão de Ajuricaba’, teve o incentivo pela leitura motivado pelo pai ainda na infância. Ele sugere clássicos brasileiros como Monteiro Lobato para crianças e jovens, além de recomendar obras internacionais criativas como a série Harry Potter.

Leia também:  Agatha Christie: Clássicos reescritos para sensibilidades modernas

A escritora Bete Desana apresenta em seu livro ‘Yandé Anga’ memórias de infância vividas pela indígena com seus avós. Ela destaca que a literatura pode oferecer outros mundos, imaginários ou não, alimentar sonhos, construir pontes e abrir janelas para novos mundos. Bete recomenda autores indígenas como Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, Márcia Kambeba, Elias Yaguakãg e Lia Minapoty.

A professora e autora do e-book ‘Grito Poético’, Paloma Silva, estimula seus alunos a criarem o hábito e o amor pela leitura desde cedo. Ela acredita que as crianças precisam conhecer a literatura desde o início e levá-la para casa para ler, conhecer e depois contar o que aprenderam. Esses hábitos são desenvolvidos ao longo da vida e ajudam no desenvolvimento das pessoas.

Leia também:  Professor da UFMG traduz obra fundadora da literatura ocidental.

Os escritores do Amazonas enfatizam que a leitura desde a infância contribui para o desenvolvimento dos pequenos. Além dos clássicos brasileiros, como Monteiro Lobato, são sugeridas obras internacionais criativas, como a série Harry Potter. Autores indígenas como Daniel Munduruku também são recomendados para apresentar outros mundos às crianças. É fundamental incentivar os pequenos a criar o hábito de ler desde cedo, pois isso contribui para o desenvolvimento ao longo da vida.

Escritor(a) Obras Recomendações de leitura
Milton Hatoum ‘Nas asas do Condor’ e outras obras ‘O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá’ de Jorge Amado, ‘A vida íntima de Laura’ e ‘O coelho Pensante’ de Clarice Lispector
Márcio Souza ‘Lealdade’ e ‘A paixão de Ajuricaba’ Monteiro Lobato e a série Harry Potter
Bete Desana ‘Yandé Anga’ Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, Márcia Kambeba, Elias Yaguakãg e Lia Minapoty
Paloma Silva ‘Grito Poético’ Incentiva seus alunos a criarem o hábito e o amor pela leitura desde cedo
Leia também:  Chá Acadêmico celebra o Rio Paraguai através da literatura e música

Nessa notícia, destacamos os escritores amazonenses que tiveram infâncias literárias marcadas por descobertas e curiosidades. Eles acreditam que a leitura desde cedo é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Além disso, sugerem clássicos brasileiros como Monteiro Lobato e obras internacionais criativas como a série Harry Potter. Autores indígenas como Daniel Munduruku também são recomendados para apresentar outros mundos às crianças. A escritora Paloma Silva incentiva seus alunos a criar o hábito e o amor pela leitura desde cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *