Estudantes criam podcast literário em homenagem a poeta amazônico

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Um projeto chamado “Dose de Letra” foi desenvolvido por 29 alunos do nono ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva, localizada na Zona Centro-Oeste. O objetivo era aproximar os estudantes da literatura regional do Amazonas e dos autores amazonenses, incentivando a leitura por meio da tecnologia. Os alunos criaram um podcast sobre a obra “Sol de Feira” do poeta Luiz Bacellar, após pesquisarem sua história e publicações.

O professor de Língua Portuguesa e jornalista, Luiz Guilherme Mello, supervisionou o projeto que promoveu uma conexão entre os estudantes e autores desconhecidos, aproximando-os ainda mais da cultura regional. Pedro Henrique Castro participou do podcast como declamador de um dos poemas apresentados na obra de Bacellar e compartilhou sua experiência sobre a produção do conteúdo.

Leia também:  5 escritoras negras que revolucionaram a literatura

A gestora da escola cedeu sua sala para ser usada como estúdio para a edição, produção e escrita do podcast. A produção está disponível em plataformas digitais como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Castbox e Radio Public.

O projeto “Dose de Letra” foi considerado inovador pelos alunos por ser lúdico e divertido. O resultado final foi bastante satisfatório para todos envolvidos no projeto.

O projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecerem melhor artistas locais que muitas vezes passam despercebidos nas escolas. A maioria dos estudantes não tem conhecimento sobre os principais autores regionais quando deixam o Ensino Médio, por isso, iniciativas como essa são importantes para aproximar os alunos da literatura amazonense.

Leia também:  Projetos de Dança e Literatura na Casa da Pólvora

O sucesso do projeto inspira outras escolas na região a desenvolverem projetos semelhantes. O uso da tecnologia e da criatividade pode ser uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes na leitura e na descoberta da cultura local.

Em tempos de pandemia, em que as atividades presenciais foram suspensas, o projeto “Dose de Letra” mostrou que é possível incentivar a leitura e a cultura regional por meio da tecnologia. A iniciativa dos alunos da Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva é um exemplo de como a criatividade e a inovação podem ser usadas para engajar os estudantes na descoberta da cultura local e incentivar o hábito da leitura.

Notícia: Projeto “Dose de Letra” incentiva a leitura e a cultura regional na Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva
Local: Zona Centro-Oeste
Participantes: 29 alunos divididos em quatro equipes, supervisionados pelo professor de Língua Portuguesa e jornalista, Luiz Guilherme Mello
Objetivo: Incentivar a leitura e a aproximação dos estudantes com a literatura regional do Amazonas, especialmente as obras escritas por autores amazonenses, usando tecnologia
Atividades: Pesquisa sobre o poeta Luiz Bacellar e suas publicações, criação de um podcast sobre sua obra “Sol de Feira”, utilização da sala da gestora da escola como estúdio para a edição, produção e escrita do podcast
Resultados: Produção disponível em plataformas digitais como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Castbox e Radio Public, aproximação dos estudantes da cultura regional e de autores desconhecidos, engajamento na leitura e na descoberta da cultura local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *