Fliportela: samba, educação e literatura em festival gratuito.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

De 28 a 30 de abril, a cidade do Rio de Janeiro será palco da terceira edição da Fliportela, um festival literário que tem como objetivo promover o conhecimento e democratizar o acesso aos livros, além de valorizar todas as práticas de leitura. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) em parceria com o Departamento Cultural da Portela, acontecerá na Quadra da Portela, em Oswaldo Cruz.

Os estudantes que comparecerem ao evento receberão mais de 800 livros distribuídos pela SME. Durante os três dias, os participantes poderão aproveitar as múltiplas atividades oferecidas nos três espaços disponíveis na Fliportela: Stand SME, Espaço Livres para Estudar e Espaço Oficina. Haverá oficinas de criação poética, percussão, reciclagem e artesanato, contação de histórias afro e indígenas, lançamentos de livros e bate-papos com escritores renomados. Além disso, apresentações artísticas e rodas de samba também fazem parte da programação.

Leia também:  Festival Mundial de Vozes: Literatura global em destaque

No Stand SME, haverá uma programação destinada aos alunos da rede municipal de ensino, desde a educação infantil até o ensino fundamental e PEJA (Programa Ensino para Jovens e Adultos). Já no Stand Livres para Estudar, serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre saúde feminina, pobreza menstrual e combate à violência contra mulheres. Para as alunas da rede municipal que comparecerem ao evento, 500 pacotes de absorventes íntimos serão distribuídos gratuitamente.

O Espaço Oficina será ideal para a criançada se divertir e aprender com oficinas de construção narrativa, jornalismo e educação para alunos, capoeira, história do samba no corpo que dança e muito mais! A programação é bem variada e promete agradar todas as idades e gostos. Além disso, o evento contará com stands editoriais, autores independentes e food trucks. A biblioteca itinerante do SESC, a BiblioSesc, também estará presente.

Leia também:  Sedac realiza pesquisa para fortalecer bibliotecas e feiras do livro no RS.

A entrada é gratuita a partir das 9h e é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a história da escola de samba Portela e sua relação com a cultura carioca. O Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, destaca que “este é um caminho necessário para a transformação social” dos jovens presentes no evento. Não perca essa chance incrível de mergulhar numa celebração literária suburbana que enaltece a diversidade cultural presente nas regiões suburbanas além de promover o empoderamento da população negra e igualdade entre gêneros.

Data Evento Local
28 a 30 de abril Fliportela – Festival Literário da Portela Quadra da Portela, Oswaldo Cruz
Distribuição de mais de 800 livros, oficinas de criação poética, reciclagem e artesanato, contação de histórias afro e indígenas, lançamentos de livros, bate-papos com escritores conceituados, apresentações artísticas, rodas de samba, stands editoriais, autores independentes e food trucks.
Stand SME Programação destinada aos alunos da rede municipal de ensino, desde a educação infantil até o ensino fundamental e PEJA (Programa Ensino para Jovens e Adultos)
Stand Livres para Estudar Palestras e rodas de conversa sobre saúde feminina, pobreza menstrual e combate à violência contra mulheres. Distribuição gratuita de 500 pacotes de absorventes íntimos para as alunas da rede municipal.
Espaço Oficina Oficinas de construção narrativa, jornalismo e educação para alunos, capoeira, história do samba no corpo que dança e muito mais!
Entrada Gratuita a partir das 9h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *