Literatura Infantil Contra o Bullying: Dicas de Livros

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Literatura infantil pode ser usada como ferramenta contra o bullying nas escolas. Carollini Graciani, especialista em Educação e Saúde, apresentou sugestões de livros e abordagens para combater o problema com crianças pequenas. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE, cerca de 40% dos estudantes adolescentes no Brasil sofrem com o bullying.

O bullying é uma forma de violência física ou psicológica que deve ser tratada na escola através de projetos envolvendo alunos, professores, famílias e a sociedade. Para abordar o tema em sala de aula, Graciani sugere a mediação de pequenas situações cotidianas. A literatura infantil é uma excelente ferramenta para essa abordagem, pois possui linguagem didática e lúdica sobre o tema para cada faixa etária.

Leia também:  Líder indígena e escritor Ailton Krenak na Feira do Livro

Livros como aliados

Existem muitos títulos na literatura que abordam o bullying e podem ser selecionados pelos professores ou pais. Esses livros podem ser didáticos ou de ficção e ajudam as crianças a se identificarem com a história. Alguns dos títulos indicados pela especialista são: “Ernesto”, “Todos zoam todos”, “Flicts”, “Bruno e João”, “Monstro Rosa”, “O pássaro amarelo”, “A história de Julia e sua sombra de menino”, “Pedro e o menino valentão”, “A terra dos meninos pelados” e “Este é o Lobo”.

No entanto, é preciso lembrar que a leitura dos livros não resolve o problema do bullying. É necessário criar projetos educativos consistentes e envolver toda a comunidade escolar nesse processo. Além disso, é importante estar atento aos sinais de bullying e agir rapidamente para proteger as vítimas e punir os agressores.

Leia também:  Escritor Mia Couto fala sobre novo livro e cultura de paz em entrevista exclusiva.

É fundamental que a escola e a família atuem juntas para prevenir e combater essa prática. A abordagem do tema através da literatura infantil pode ser uma ferramenta poderosa para educar as crianças sobre a importância do respeito, da empatia e da solidariedade.

Notícia
Especialista em Educação e Saúde, Carollini Graciani, apresenta sugestões de livros e abordagens para tratar do bullying em ambiente escolar.
O bullying afeta cerca de 40% dos estudantes adolescentes no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada pelo IBGE.
Abordar o assunto cotidianamente em sala de aula e utilizar a literatura infantil como base são algumas das sugestões da especialista.
Alguns dos títulos indicados pela especialista são: “Ernesto”, “Todos zoam todos”, “Flicts”, “Bruno e João”, “Monstro Rosa”, “O pássaro amarelo”, “A história de Julia e sua sombra de menino”, “Pedro e o menino valentão”, “A terra dos meninos pelados” e “Este é o Lobo”.
A abordagem do tema através da literatura infantil pode ser uma ferramenta poderosa para educar as crianças sobre a importância do respeito, da empatia e da solidariedade.
Porém, é necessário criar projetos educativos consistentes e envolver toda a comunidade escolar nesse processo, além de estar atento aos sinais de bullying e agir rapidamente para proteger as vítimas e punir os agressores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *