Moleque Piranha : representatividade e identificação na literatura infantojuvenil

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O podcast Diálogo Preto, produzido pelo Alma Preta em conjunto com o UOL Plural, aborda em seu episódio #123 a importância da representatividade e identificação de crianças afrodescendentes e das periferias com a literatura infantil. O convidado da vez é Renato Cafuzo, autor do livro “Moleque Piranha”.

O lançamento da obra ocorreu em uma pista de skate frequentada por Cafuzo e sua filha, onde explicou o significado do título para outros pais. Em entrevista ao Diálogo Preto, o autor destaca que as histórias de crianças negras residentes nas favelas precisam ser contadas, visto que existem muitas narrativas sobre crianças brancas. Ele lamenta que a lei número 10.639, que tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas há duas décadas, não seja cumprida.

Leia também:  Literatura em destaque: Troféu Açorianos premia obras e autores em Porto Alegre.

Cafuzo aponta dois problemas: a falta de garantias de segurança no ambiente escolar, como ataques a livros indicados para leitura, e a escassez de alternativas e opções para trabalhar sobre esse tema no ambiente escolar.

Primeiro material como escritor

O autor menciona que seu primeiro material como escritor fará parte do acervo de 20 bibliotecas comunitárias da Baixada Fluminense e mais de 50 instituições escolares no Complexo da Maré. O título se refere a um personagem no qual trabalhou por uma década, um peixe irritadiço com mãos e pernas, mas Cafuzo gosta do termo “moleque piranha”, poder aproveitar uma expressão cultural originária das favelas.

O Diálogo Preto é um podcast semanal que traz para o debate questões sociais e raciais, sendo lançado nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts e CastBox. Para conferir o episódio com Renato Cafuzo, basta acessar o canal do UOL no YouTube ou as plataformas de podcast.

Leia também:  Professor da UFMG traduz obra precursora do Romantismo Alemão em lançamento gratuito.
Título: Moleque Piranha: representatividade e identificação na literatura infantil
Autor: Renato Cafuzo
Veículo: Diálogo Preto (podcast)
Parceria: Alma Preta e UOL Plural
Destaque: Importância da representatividade e identificação de crianças afrodescendentes e das periferias com a literatura infantil
Lançamento: Em uma pista de skate frequentada por Cafuzo e sua filha
Conteúdo: Relato sobre a necessidade de contar histórias de crianças negras residentes nas favelas, além da falta de cumprimento da lei número 10.639 nas escolas
Distribuição: O livro fará parte do acervo de 20 bibliotecas comunitárias da Baixada Fluminense e mais de 50 instituições escolares no Complexo da Maré
Expressão cultural: “Moleque Piranha”, título do livro, é uma expressão cultural originária das favelas
Disponibilidade: O podcast está disponível no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts e CastBox

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *