Os 20 clássicos da literatura brasileira em destaque.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Vinte clássicos da literatura brasileira que preservam a tradição e expressam profundamente a cultura do país são apresentados. Diferentes estilos históricos e características singulares das autorias em questão estão presentes em cada livro.

Em destaque, a obra Marília de Dirceu, pertencente ao arcadismo brasileiro, conta a história de amor entre Tomás Antônio Gonzaga e sua jovem noiva mineira, Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão. Dividida em duas partes, apresenta elementos bucólicos, exaltando a figura de Marília como uma mulher perfeita na primeira parte, e um tom triste e lúgubre na segunda parte devido à prisão do autor envolvido no movimento separatista chamado Inconfidência Mineira.

Noite na taverna, novela do poeta romântico Álvares de Azevedo, apresenta uma obra sombria e gótica com elementos de sexo, violência e morte, além de reflexões acerca da existência. Jovens boêmios reunidos em uma taverna contam suas experiências trágicas e imorais, expondo a natureza humana.

Leia também:  Figura da literatura francesa, Philippe Sollers, morre aos 86 anos

O navio negreiro é um poema abolicionista escrito por Castro Alves que denuncia os horrores da escravidão. O transporte desumano de pessoas africanas para serem escravizadas no Brasil é retratado com muita emoção pelo autor. A Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos 18 anos antes da publicação do livro em 1868, foi promulgada.

Outros livros notáveis são Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, que conta a história de um defunto que narra sua própria vida; A hora da estrela, de Clarice Lispector, que apresenta a história de Macabéa, uma nordestina que se muda para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor; e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, que é um romance regionalista que explora a cultura e os costumes do sertão brasileiro.

Leia também:  Literatura Marginal: novo livro desafia padrões.

Cada livro é considerado uma importante obra literária brasileira que reflete diferentes épocas da história do país. Essas obras são um excelente começo para entender a história do Brasil através da literatura.

Obra Autor Gênero
Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga Arcadismo
Noite na taverna Álvares de Azevedo Romantismo
O navio negreiro Castro Alves Poesia abolicionista
Iracema José de Alencar Indianismo
A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo Romantismo
A escrava Isaura Bernardo Guimarães Romance regionalista
O noviço Martins Pena Teatro de costumes
Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis Realismo
O cortiço Aluísio Azevedo Naturalismo
Broquéis Cruz e Sousa Simbolismo
Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto Pré-modernismo
Macunaíma Mário de Andrade Modernismo
Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles Poesia épica
O tempo e o vento Erico Verissimo Trilogia histórica
Grande sertão: veredas João Guimarães Rosa Modernismo
Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus Diário
A hora da estrela Clarice Lispector Pós-modernismo
Poema sujo Ferreira Gullar Poesia
Catatau Paulo Leminski Pós-modernismo
Morangos mofados Caio Fernando Abreu Contos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *