Projeto literário incentiva aprendizado de adultos em Maringá

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Secretaria de Educação (Seduc) de Maringá promoveu o lançamento do projeto “Vislumbre um universo renovado”, com o objetivo de incentivar a leitura e a literatura entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento aconteceu na segunda-feira, dia 27, e contou com a presença do empresário e ator Luciano Szafir, além dos alunos das escolas municipais Professor José Marchesini e Mariana Vieira Dias.

O projeto “Veja um novo mundo” terá início nesta quinta-feira, dia 30, em 13 escolas que oferecem turmas da EJA em parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De acordo com a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, o projeto foi criado para resgatar a literatura e contribuir com o aprendizado dos jovens e adultos que buscam aprimorar suas habilidades de expressão por meio da leitura.

Leia também:  Figura da literatura francesa, Philippe Sollers, morre aos 86 anos

Projeto para incentivar a leitura

O projeto terá duração bimestral e contemplará modalidades de literatura, música e teatro durante o ano letivo de 2023. Mais de 200 alunos matriculados na EJA participarão das atividades que serão conduzidas pelos grupos de pesquisa da GEEII e pelos professores das escolas. O objetivo é aprimorar a leitura, contribuir com o desenvolvimento da oratória em público e a produção textual.

Entre as escolas municipais que oferecem turmas da EJA e participarão do projeto estão: Angela Vergínia Borin, Ulisses Guimarães, Helenton Borba Cortes, João Batista Sanches, Jesuína de Jesus Freitas, José Darcy de Carvalho, José Marchesini, entre outras.

O evento de lançamento contou com a participação de Luciano Szafir, que reforçou a importância da leitura na vida pessoal e profissional. A professora Marta Chaves, autora de livros e especialista em narração de histórias, também esteve presente no lançamento do projeto e contribuiu com explicações sobre a importância da leitura para os alunos.

Leia também:  6º Festival Literário de Itajaí: Por uma cidade que lê com atividades gratuitas.

Manoel Pedro Gonçalves é um dos alunos da EJA que tem como objetivo reforçar a leitura e a escrita. Com o incentivo do projeto e da própria EJA, ele está cada vez mais próximo de alcançar seu sonho. Segundo ele, o estudo sempre foi difícil para ele e agora tem uma oportunidade única para melhorar sua caligrafia e desenvolver mais ainda sua leitura.

Projeto “Vislumbre um universo renovado”
Público-alvo Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Objetivo Aprimorar o aprendizado e habilidade de expressão por meio da leitura
Início 30 de setembro de 2021
Duração Bimestral
Modalidades Literatura, música e teatro
Participantes Mais de 200 alunos da EJA
Condução das atividades Grupos de pesquisa da GEEII e professores das escolas
Escolas participantes Angela Vergínia Borin, Ulisses Guimarães, Helenton Borba Cortes, João Batista Sanches, Jesuína de Jesus Freitas, José Darcy de Carvalho, José Marchesini, entre outras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *