7 Escritores Amados Dão Dicas de Passeios em São Paulo

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

7 escritores infantis indicam passeios para tirar as crianças das telas em São Paulo

Com o crescente uso da tecnologia, muitos pais se preocupam com o acesso excessivo das crianças aos telefones celulares. Para Rosely Sayão, psicóloga e colunista do jornal Estadão, dar um telefone celular para uma criança pode ser um problema para os pais, que criam o problema por si mesmos. No entanto, o autor de livros infantis, Ilan Brenman, lançou seu novo livro “Desligue e Abra” como uma alternativa para as famílias se divertirem juntas.

O livro escrito por Brenman e ilustrado por Veridiana Scarpelli propõe brincadeiras e experiências mentais em um diálogo direto com o leitor compartilhado entre adultos e crianças que podem ser enriquecedoras. Segundo o autor, não devemos demonizar o telefone celular, mas sim recuperar a mente sequestrada da criança e voltar para o mundo real. Ele afirma que as redes sociais são um espelho da relação narcisista que as crianças possuem, causando problemas psicológicos.

Leia também:  Mariana Sanchez: A tradutora que leva a literatura latino-americana ao mundo.

A psicóloga Rosely Sayão alerta que passar muito tempo no celular prejudica o esquema corporal da criança e até mesmo sua aprendizagem, além de impedi-la de conhecer a vida real e aprender sobre situações de risco. Ela ressalta também que é fundamental ter contato com a natureza para estimular a criatividade das crianças e oferecer aprendizados cotidianos sobre a vida.

Em São Paulo, há diversas opções para os pais tirarem seus filhos das telas e proporcionar momentos de diversão saudável, como visitar parques, museus e teatros. Pensando nisso, alguns escritores de livros infantis foram convidados para indicar passeios interessantes na cidade. Confira abaixo algumas dicas:

Passeios indicados pelos escritores infantis

1. Pedro Bandeira

O autor indica o Parque da Água Branca, um espaço verde com diversas atividades para crianças, como visitas à horta orgânica e ao aquário de peixes ornamentais. Além disso, há uma feira orgânica aos sábados.

Leia também:  Mauricio de Sousa celebra importância dos quadrinhos.

2. Blandina Franco

A autora sugere o Museu da Imigração, que conta a história da imigração no Brasil de forma interativa e lúdica. Há atividades para crianças, como oficinas de arte e contação de histórias.

3. Eva Furnari

A escritora indica o Parque Buenos Aires, que possui uma biblioteca infantil e atividades culturais gratuitas aos finais de semana. Além disso, o parque tem uma feira de artesanato e antiguidades aos sábados.

4. Ana Maria Machado

A autora sugere o Teatro Alfa, que possui uma programação infantil variada. Além disso, o espaço oferece oficinas de teatro para crianças.

5. Tatiana Belinky

A escritora indica o Parque da Independência, que abriga o Museu do Ipiranga, um dos mais importantes do país. Além disso, o parque tem uma área verde extensa e uma fonte luminosa que encanta as crianças.

Leia também:  Debate sobre Literatura de Cordel na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa

6. Ruth Rocha

A autora sugere o Sesc Pompeia, que possui uma programação infantil diversificada e atividades esportivas para crianças.

7. Ricardo Azevedo

O autor indica o Jardim Botânico de São Paulo, que possui uma área verde extensa e diversas espécies de plantas. Além disso, há atividades para crianças, como visitas guiadas e oficinas de jardinagem.

É importante lembrar que o uso excessivo do celular pode trazer consequências negativas para a vida das crianças e adolescentes. Os pais devem incentivar seus filhos a explorar o mundo real e se divertir de outras maneiras, como através da leitura de livros infantis e realizando atividades ao ar livre.

Problema Alternativa Consequências
Dar celular para crianças Livro “Desligue e Abra” de Ilan Brenman Prejudica aprendizagem, impede contato com a natureza e causa problemas psicológicos
Uso excessivo do celular Visitar parques, museus e teatros Prejudica esquema corporal, aprendizagem e criatividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *