Escritor Mia Couto fala sobre novo livro e cultura de paz em entrevista exclusiva.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O renomado escritor africano Mia Couto esteve no Brasil e concedeu uma entrevista exclusiva à TV Brasil. Durante a conversa, o autor falou sobre sua obra e temas importantes, como a literatura brasileira e a cultura de paz.

Couto prometeu retornar ao país no segundo semestre para lançar “As pequenas enfermidades da eternidade”, um livro de contos que aborda a pandemia de covid-19 em paralelo às reminiscências de sua infância. A obra possui cinco ou seis histórias que abordam a circunstância epidêmica que passamos durante a pandemia. Contudo, o autor ressalta que essa temática está presente nos contos em paralelo às reminiscências de sua infância, na qual ele criava uma espécie de perpetuidade para sua mãe, guardando-a no tempo e na morte.

Leia também:  6 dicas de livros para conhecer autores contemporâneos da literatura brasileira

Mia Couto é um autor prolífico, com mais de 30 livros publicados e editados em mais de 30 países. Durante a entrevista, ele elogiou a produção literária brasileira e destacou a importância de Jorge Amado para países africanos que falam português.

Como alguém que presenciou a guerra de perto, já que viveu em Moçambique durante os 16 anos dos confrontos civis que causaram um milhão de mortes, Mia Couto avalia que a literatura também pode contribuir para uma cultura de paz. Ele enfatiza que a literatura tem o papel de humanizar o outro – mesmo que seja o adversário ou inimigo – sendo uma forte resistência contra o processo de desumanização do outro, que é onde a guerra começa.

Leia também:  Desafios superados: autor Leo vence Jabuti na literatura infantil

Considerado um dos autores mais importantes do mundo, Mia Couto já recebeu alguns dos prêmios mais prestigiosos de literatura, como o Prêmio Camões. Sua obra literária inclui poesia, contos, romance e crônicas e é traduzida em diversos idiomas, como inglês, alemão e francês.

A visita de Mia Couto ao Brasil foi marcante, pois durante sua estadia ele discutiu sobre sua obra, literatura brasileira e cultura de paz. Com uma vasta e diversificada obra literária, o autor é considerado um dos mais importantes do mundo. Ele prometeu retornar ao Brasil no segundo semestre para lançar seu próximo livro e disseminar sua mensagem de cultura de paz por meio da literatura.

Leia também:  Livro gratuito de literatura da Guiana Francesa e Suriname reflete a realidade social e cultural dos países.
Quem? Mia Couto
O que? Visita ao Brasil para discutir sua obra de contos referentes à pandemia de covid-19 em paralelo às suas reminiscências da infância
Destaque Importância de Jorge Amado para países africanos que falam português e avaliação de que a literatura pode contribuir para uma cultura de paz
Obra literária Poesia, contos, romance e crónicas traduzidos em diversos idiomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *