Literatura de Cordel leva Fauna e Flora às escolas do Cabo em projeto com lançamento de livro.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Estudantes das escolas públicas do município de Cabo de Santo Agostinho, localizado em Pernambuco, estão desenvolvendo literatura de cordel por meio do projeto educacional Versalizando Imagens. A iniciativa tem como objetivo fomentar o interesse pela cultura popular nordestina e incentivar o aprendizado de maneira divertida e musical.

O projeto é realizado por meio de oficinas semanais nas salas de aula da cidade, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação. Em sua segunda edição, o projeto terá o lançamento de um livro que será resultado das oficinas realizadas este ano.

Esperantivo e Renato Moura são os responsáveis pelo projeto e esperam impactar ainda mais alunos nesta nova edição. O objetivo é fazer com que os estudantes se sintam orgulhosos ao poderem dizer que fazem parte do livro que estará na biblioteca de sua escola ou cidade.

Leia também:  Mauricio de Sousa celebra importância dos quadrinhos.

O tema das oficinas da nova edição é “Fauna e Flora: florescer é crescer, preservação é nosso dever”. A proposta é unir elementos típicos da cultura popular com os conteúdos trabalhados em sala de aula, explorando as descobertas e emoções dos jovens com versos como nos cordéis, recheados com fotos.

A iniciativa contemplará as 10 escolas da rede municipal de ensino em tempo integral de Cabo de Santo Agostinho – quatro delas já participaram do projeto no ano anterior e seis foram inseridas nesta nova edição. As oficinas ocorrerão três vezes por semana com alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental, totalizando 24 turmas e 715 alunos impactados.

O projeto Versalizando Imagens trabalha diversas habilidades nos jovens, como a capacidade de comunicação, linguagem, escuta ativa, aprendizagem ativa e criatividade. O livro produzido nas oficinas será distribuído nas bibliotecas das escolas do Cabo de Santo Agostinho, elevando a autoestima dos alunos.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões em cerimônia histórica

O lançamento do livro está previsto para acontecer após as oficinas, além disso, um documentário sobre todo o processo também será produzido. Com isso, os alunos terão uma oportunidade de aprendizado lúdica e única por meio da cultura popular nordestina. A expectativa é de que o projeto possa ser expandido para outras regiões do país.

Cidade Cabo de Santo Agostinho
Projeto Versalizando Imagens
Objetivo Incentivar alunos a gostarem da literatura de cordel e aprender novos conhecimentos por meio da diversão e musicalidade desse tipo literário.
Realização Oficinas semanais nas salas de aula da cidade, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho nas Escolas em Tempo Integral.
Responsáveis Poeta Esperantivo e produtor Renato Moura
Edição Segunda
Livro Lançamento de um livro como resultado das oficinas realizadas este ano.
Tema Fauna e Flora: florescer é crescer, preservação é nosso dever.
Escolas contempladas 10 escolas da rede municipal de ensino em tempo integral do Cabo de Santo Agostinho.
Alunos impactados 715 alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental, totalizando 24 turmas.
Habilidades trabalhadas Comunicação, linguagem, escuta ativa, aprendizagem ativa e criatividade.
Resultado esperado Elevação da autoestima dos alunos com o livro produzido nas oficinas, que será distribuído nas bibliotecas das escolas do Cabo de Santo Agostinho.
Lançamento Espera-se que seja realizado após as oficinas, juntamente com um documentário sobre todo o processo.
Leia também:  Oceanos 2023: 2,6 mil obras concorrem ao prêmio

Com informações do site Revista Algomais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *