Livro de contos eróticos brasileiros é lançado em BH

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Nesta terça-feira (28/3), acontecerá o lançamento em Belo Horizonte do livro “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”. A coletânea foi organizada pela escritora Eliane Robert Moraes em conjunto com o editor do jornal literário da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Schneider Carpeggiani, e a historiadora Heloísa Starling. O evento ocorrerá na Livraria Jenipapo e terá a presença dos organizadores.

Segundo Carpeggiani, a obra explora o corpo e a sexualidade ao longo da história da República brasileira, trazendo à tona temas que antes eram tabus. “O corpo desvelado” é a sequência de uma outra antologia intitulada “O corpo descoberto – Contos eróticos brasileiros (1852-1922)”, também organizada por Eliane e lançada em 2018. As duas obras preenchem uma lacuna na literatura erótica do Brasil.

Leia também:  Livro gratuito aborda literatura da Guiana Francesa e Suriname em diálogo com outras áreas do conhecimento.

Para Eliane, a organizadora, a antologia poética foi criada com o objetivo de refletir sobre a literatura erótica nacional após um trabalho prévio de pesquisa. “Eu sempre me coloquei como uma intérprete de literatura e me vi incumbida de organizar a antologia poética”, diz. Ela explica que a seleção dos textos foi um processo difícil, mesmo após considerar a qualidade literária como principal critério.

A partir do romantismo em 1852, a literatura brasileira começou a ter uma identidade própria, especialmente no que se refere à literatura erótica. A partir de 1922, a vanguarda europeia teve uma forte influência no tema, o que resultou numa maior abertura para discutir o assunto. A coletânea inclui escritores como Aníbal Machado, Caio Fernando Abreu, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, João Silvério Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum e Nelson Rodrigues. Eliane destaca que também houve uma atenção especial para as mulheres escritoras, que sempre encontraram dificuldades em publicar.

Leia também:  Orgulho e Preconceito : o clássico de Austen ganha vida na Netflix

O Projeto República Jenipapo é coordenado pela professora Heloísa Starling da UFMG e juntamente com a Livraria Jenipapo são parceiros do lançamento do livro. A obra é uma oportunidade para conhecer mais sobre a história da literatura erótica brasileira e suas abordagens em relação ao corpo e à sexualidade ao longo dos anos.

Data 28/3
Evento Lançamento do livro “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”
Organizadores Eliane Robert Moraes, Schneider Carpeggiani e Heloísa Starling
Escritores incluídos Aníbal Machado, Caio Fernando Abreu, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, João Silvério Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum e Nelson Rodrigues
Objetivo Refletir sobre a literatura erótica brasileira e preencher uma lacuna na área
Parceiros Projeto República Jenipapo e Livraria Jenipapo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *